top of page
  • Foto do escritorInovatie

Biossimilares – Um investimento com excelente perspectivas a longo prazo

Atualizado: 10 de fev. de 2021




Biossimilares – Um investimento com excelente perspectivas a longo prazo


O mercado global de produtos biológicos deverá atingir cerca de 291 bilhões de dólares em 2020 e, em 2022, espera-se que 50% da participação no mercado farmacêutico seja em produtos biológicos. Essa tendência de crescimento também se mostra presente nos biossimilares onde espera-se que, em 2030, o mercado supere a cifra de 240 bilhões de dólares, enquanto as patentes dos principais biológicos continuam a expirar.


Segundos dados do Ministério da Saúde, do orçamento de aproximadamente 18,6 bilhões de reais gastos em compras de medicamentos distribuídos pelo SUS no ano de 2016, 15% correspondeu a medicamentos biológicos, porém, em quantidade eles representam apenas aproximadamente 4% do total distribuído. Nos EUA o cenário não é diferente. Um artigo da revista The Economist datado de 10 de novembro de 2018, aponta que menos de 2% da população americana realiza tratamentos com medicamentos biológicos, porém esses tratamentos representam cerca de 35% dos gastos com medicamentos no país.


Um benefício no desenvolvimento destes produtos apresentado em diversas pesquisas realizadas principalmente nos EUA e Europa, apontam que a entrada de produtos biossimilares no mercado: reduz o preço dos medicamentos e, em muitos casos, amplia o número de pacientes que o Estado consegue tratar. Pesquisa encomendada pela Comissão Européia verificou a redução consistente no preço de áreas terapêuticas inteiras em diversos países da Europa com a entrada da concorrência por produtos biossimilares. Em outra pesquisa, desta vez realizada pela Organização Mundial de Saúde, apontou que produtos biológicos que se encontravam na lista com potencial entrada de novos biossimilares concorrentes, tiveram seus preços reduzidos em aproximadamente 50% em comparação aos produtos biológicos que ainda não tinham competidores a vista.


Mas existem barreiras a serem superadas como a preocupação do público que ainda não conhece o medicamento biossimilar, o alto custo de desenvolvimento e as discussões a nível mundial relacionadas ao controle dos gastos com saúde por governos e entidades de saúde privada, como abordado nos textos anteriores.


O Brasil tem caminhado no desenvolvimento de medicamentos biossimilares, investimentos tem sido feitos no país, fábricas foram construídas, e cerca de 40 PDPs realizadas para viabilizar o desenvolvimento desses medicamentos.


Em resumo, a entrada de produtos biossimilares contribui para facilitar o acesso aos tratamentos por parte dos pacientes, e como o alto custo e complexidade de desenvolvimento são barreiras de entrada, a atratividade para as indústrias farmacêuticas é bastante alta pois minimiza a concorrência massiva que ocorre no caso dos genéricos sintéticos.

127 visualizações0 comentário
bottom of page