top of page

Inovações incrementais – quais são os benefícios financeiros?

Atualizado: 10 de fev. de 2021




Os benefícios financeiros da inovação incremental


Essa ideia já é amplamente utilizada pelas farmacêuticas internacionais, e também já é percebida como uma boa alternativa para as empresas nacionais.


Investimentos em inovações incrementais x inovações radicais


De forma geral os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de inovações incrementais são bem menores que os investimentos em inovações radicais, bem como, a complexidade e o tempo de desenvolvimento. Como vimos neste artigo as empresas que souberem aproveitar as mudanças que estão ocorrendo nas vias de registro através da RDC 200, conseguirão diminuir os investimentos em estudos, caso consigam gerar dados robustos a serem apresentados no dossiê para suportar o registro na ANVISA dos medicamentos envolvidos na inovação.


As inovações incrementais em muitos casos se caracterizam por extensões de linhas já existentes da própria empresa, que consegue aproveitar sinergias em diversas áreas, tais como investimentos de marketing e produção. Sinergias em marketing/promoção Projetos de inovação incremental trazem grandes benefícios na oxigenação do portfólio da empresa quando bem estudados e validados, como vimos neste artigo algumas sugestões para o desenvolvimento de um projeto de sucesso. O investimento promocional também costuma ser menor em inovações incrementais quando comparados com o lançamento de uma inovação radical, visto que muitas vezes já há um investimento promocional previsto na linha de produtos na qual a inovação incremental será inserida.


Vemos também como outra vantagem o melhor aproveitamento ou a maximização da força de vendas existente, na maioria dos casos sem a necessidade de aumento ou criação de novas equipes.


Sinergias em produção


Nos casos em que a inovação não necessite de uma nova linha de produção, esta pode ocupar parte da capacidade ociosa das linhas já existentes, diluindo custos fixos e melhorando a rentabilidade da linha de produtos como um todo.


Ganhos fiscais


Desde que se enquadre nos requisitos necessários, a empresa pode também deduzir os investimentos feitos no desenvolvimento da inovação incremental da base de impostos da empresa se utilizando do beneficio gerado pela Lei do Bem.


Em resumo


Se bem estruturado, o plano de desenvolvimento e lançamento das inovações incrementais podem gerar muitos benefícios para as empresas que se utilizam desta estratégia, trazendo redução de custos, a oxigenação do portfólio e aumento das vendas com reflexo direto no fluxo de caixa livre para a empresa.

178 visualizações0 comentário
bottom of page