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Biossimilares – O Marketing pode fazer a diferença? 6 reflexões sobre o tema

Atualizado: Fev 10




Biossimilares – O Marketing pode fazer a diferença? 6 reflexões sobre o tema


Seguindo as tendências da Europa, os Biossimilares começam a crescer no Brasil, dividindo o mercado com produtos biológicos referência, com patentes expiradas.


No Brasil este novo segmento de mercado é bastante novo e ainda com várias indefinições, por isso acreditamos que para melhor resposta à pergunta acima, cabem aqui algumas reflexões:


1. Produtos Similares Sintéticos e Biossimilares são diferentes em sua concepção? – Biossimilares são produtos biológicos, que são feitos de linhagens celulares distintas do produto referência, chegando ao mesmo ativo. Por esta diferenciação, os Biossimilares são de fato novos produtos, e por isso, diferentemente dos Produtos Similares Sintéticos, para seu desenvolvimento e aprovação pela ANVISA são requeridos além de muitos testes, Estudos de fase I e fase III, que provam a eficácia e segurança frente ao comparador referência, exigindo maiores investimentos de desenvolvimento por parte das empresas.

Mesmo entre os Biossimilares existem ativos de produção mais simples como a Heparina, e outros mais complexos, como anticorpos Monoclonais. Os mais complexos são mais difíceis de serem produzidos e, portanto, exigem ainda maiores investimentos por parte das empresas interessadas em atuar nestes segmentos.


2. É possível fazer a diferenciação entre os Biossimilares no mercado? – Como dito acima, os Biossimilares são em si novos produtos; a robustez dos testes, Estudos Fase I e Fase III permitem a diferenciação, demonstrando qualidade, eficácia e segurança. A relevância da diferenciação aumenta à medida que aumenta a complexidade do ativo e da indicação final do produto.


3. Os canais de vendas dos Biossimilares são diferenciados? – O canal de vendas é em sua maioria Hospitalar/Institucional. Os produtos costumam ter um valor agregado maior e por isso em geral existe um comprador/pagador público ou privado. O preço é um fator importante para competir neste mercado, porém há de se considerar que os investimentos no desenvolvimento dos Biossimilares são maiores, e, portanto, a elasticidade de preços é menor quando comparada aos produtos similares sintéticos. Para distribuição estes produtos necessitam de cadeia fria, tornando a logística mais dispendiosa e complexa.


4. A atuação junto aos médicos prescritores é importante? É muito importante que os médicos prescritores conheçam o Biossimilar e os estudos que atestam a eficácia e segurança do produto, especialmente para aqueles que tratam doenças complexas, como Câncer, Doenças Raras, Autoimunes, etc. O médico precisa estar confiante na terapia que está sendo dispensada ao seu paciente, mesmo em situações onde a compra do produto tenha sido realizada por licitação.


5. Qual o papel dos pacientes neste novo segmento de mercado? Muitos Biossimilares são desenvolvidos para terapia de doenças graves, onde os pacientes e seus familiares são bastante envolvidos com o tratamento. A mudança do produto referência para o Biossimilar pode gerar insegurança no paciente, por isso a informação é fundamental. As Associações de Pacientes também devem ser consideradas e preparadas para educar os pacientes nas novas terapias.


6. É possível trocar um Biossimilar por outro com mesmo ativo? Esta troca, chamada de intercambialidade é possível, mas é necessário que existam regras bem definidas para não comprometer a eficácia e segurança do tratamento. No Brasil este ainda é um tema em discussão dentro do Ministério da Saúde, mas na Europa, em países onde existem uma ampla utilização de Biossimilares, é definido que a intercambialidade pode ocorrer somente após 6 meses de tratamento, com seguimento de eficácia e segurança, através de programas bem estruturados de farmacovigilância.


Finalmente sabemos que as empresas que atuarão neste mercado vão efetuar suas projeções e dentro de suas vocações farão suas escolhas de investimento, mas é importante salientar que este é um novo segmento de mercado e que talvez necessite de novas Estratégias de Marketing e Vendas para garantir a competitividade e sucesso.

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