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Biossimilares – O Marketing pode fazer a diferença? 6 reflexões sobre o tema

Atualizado: Set 18




Seguindo as tendências da Europa, os Biossimilares começam a crescer no Brasil, dividindo o mercado com produtos biológicos referência, com patentes expiradas.

No Brasil este novo segmento de mercado é bastante novo e ainda com várias indefinições, por isso acreditamos que para melhor resposta à pergunta acima, cabem aqui algumas reflexões:

1 – Produtos Similares Sintéticos e Biossimilares são diferentes em sua concepção? – Biossimilares são produtos biológicos, que são feitos de linhagens celulares distintas do produto referência, chegando ao mesmo ativo. Por esta diferenciação, os Biossimilares são de fato novos produtos, e por isso, diferentemente dos Produtos Similares Sintéticos, para seu desenvolvimento e aprovação pela ANVISA são requeridos além de muitos testes, Estudos de fase I e fase III, que provam a eficácia e segurança frente ao comparador referência, exigindo maiores investimentos de desenvolvimento por parte das empresas.

Mesmo entre os Biossimilares existem ativos de produção mais simples como a Heparina, e outros mais complexos, como anticorpos Monoclonais. Os mais complexos são mais difíceis de serem produzidos e, portanto, exigem ainda maiores investimentos por parte das empresas interessadas em atuar nestes segmentos.

2 – É possível fazer a diferenciação entre os Biossimilares no mercado? – Como dito acima, os Biossimilares são em si novos produtos; a robustez dos testes, Estudos Fase I e Fase III permitem a diferenciação, demonstrando qualidade, eficácia e segurança. A relevância da diferenciação aumenta à medida que aumenta a complexidade do ativo e da indicação final do produto.

3 – Os canais de vendas dos Biossimilares são diferenciados? – O canal de vendas é em sua maioria Hospitalar/Institucional. Os produtos costumam ter um valor agregado maior e por isso em geral existe um comprador/pagador público ou privado. O preço é um fator importante para competir neste mercado, porém há de se considerar que os investimentos no desenvolvimento dos Biossimilares são maiores, e, portanto, a elasticidade de preços é menor quando comparada aos produtos similares sintéticos. Para distribuição estes produtos necessitam de cadeia fria, tornando a logística mais dispendiosa e complexa.

4 – A atuação junto aos médicos prescritores é importante? É muito importante que os médicos prescritores conheçam o Biossimilar e os estudos que atestam a eficácia e segurança do produto, especialmente para aqueles que tratam doenças complexas, como Câncer, Doenças Raras, Autoimunes, etc. O médico precisa estar confiante na terapia que está sendo dispensada ao seu paciente, mesmo em situações onde a compra do produto tenha sido realizada por licitação.

5 – Qual o papel dos pacientes neste novo segmento de mercado? Muitos Biossimilares são desenvolvidos para terapia de doenças graves, onde os pacientes e seus familiares são bastante envolvidos com o tratamento. A mudança do produto referência para o Biossimilar pode gerar insegurança no paciente, por isso a informação é fundamental. As Associações de Pacientes também devem ser consideradas e preparadas para educar os pacientes nas novas terapias.

6 – É possível trocar um Biossimilar por outro com mesmo ativo? Esta troca, chamada de intercambialidade é possível, mas é necessário que existam regras bem definidas para não comprometer a eficácia e segurança do tratamento. No Brasil este ainda é um tema em discussão dentro do Ministério da Saúde, mas na Europa, em países onde existem uma ampla utilização de Biossimilares, é definido que a intercambialidade pode ocorrer somente após 6 meses de tratamento, com seguimento de eficácia e segurança, através de programas bem estruturados de farmacovigilância.

Finalmente sabemos que as empresas que atuarão neste mercado vão efetuar suas projeções e dentro de suas vocações farão suas escolhas de investimento, mas é importante salientar que este é um novo segmento de mercado e que talvez necessite de novas Estratégias de Marketing e Vendas para garantir a competitividade e sucesso.

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